MOTOR ESTÁ SUJO, LAVAR OU NÃO?
A verdade é que mais cedo ou mais tarde o motor terá que ser lavado, mesmo porque o excesso de sujeira também é prejudicial. Imagine usuário de zona rural ou veículos que trafegam em estradas de terra, em tempos de seca a poeira e em tempos de chuva a lama. A obstrução de passagem de ar pelo sistema de arrefecimento causa danos severos ao motor.
Sabemos que os veículos de hoje possuem inúmeros conectores elétricos de sensores e atuadores do sistema de injeção eletrônica, que podem acumular água no caso de uma lavagem dessas, principalmente em alta pressão, com risco de mau contato e até oxidação interna do conector, gerando problemas e falhas no funcionamento do motor. A projeção de água nos cabos de vela ou bobinas de ignição também não é recomendada, pois pode causar fuga de corrente ao longo do cabo e do conector de vela.
A utilização de agentes químicos para limpeza, soluções alcalinas, pode provocar reações e ressecamento em retentores do motor, mangueiras, correias e borrachas em geral, além de causar oxidação em determinados metais e conectores.
ENTÃO O QUE FAZER?
- Escolher profissionais treinados, capacitados, conhecidos no mercado com larga experiencia é o melhor opção.
Se for partir para o trabalho siga estas recomendações.
- Evitar jatos de alta pressão
- Evitar produtos alcalinos e ou ácidos pois são corrosivos
- De preferência a detergentes
- Utilizar pincel, pano macio
- Muito cuidado para não forçar as conecções, engates, conectores etc..
Bom trabalho!